Universidade Federal do Rio de Janeiro COPPE

Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia

Instituto de Matemática

 
Visualizar Meses
Visualizar Meses
Visualizar Flat
Visualizar Flat
Visualizar Semanas
Visualizar Semanas
Visualizar Dias
Visualizar Dias
Categorias
Categorias
Procurar
Procurar

Evento: 'Palestra "P2P-VoD on Internet: Fault Tolerance and Control Architecture" de Rodrigo Godoi'

Eventos PESC (Palestras, Seminários, etc.)
Palestras, Seminários, etc. do PESC/COPPE/UFRJ.
Data: Tuesday, February 09, 2010 At 14:00
Duração: 2 Horas

Palestra de Rodrigo Godoi (Ph.D.), com o titulo "P2P-VoD on Internet: Fault Tolerance and Control Architecture"

A mesma foi agendada para ocorrer na terça-feira (09/02/2010), às 14 horas, na sala H 324-B.

Resumo:
Nos dias atuais, uma era de independência dos usuários, Vídeo sob Demanda (Video on Demand - VoD) desponta como um promissor serviço a ser oferecido aos clientes. Para tanto, a Internet é o ambiente de difusão mais conveniente, pois esta é uma rede de computadores interligados de alcance global e publicamente acessível.
A pesquisa em VoD tem trabalhado constantemente na melhora da escalabilidade e desempenho dos sistemas. Para cumprir com tais objetivos, os paradigmas Peer-to-Peer (P2P) e Multicast surgem como as principais estratégias aplicadas; estes mecanismos fazem uso de recursos compartilhados para aumentar a capacidade geral do sistema. Contudo, no ambiente da Internet, as colaborações P2P supõem lidar com o desafio da entrada e saída de clientes do sistema de modo livre, fazendo da manutenção da Qualidade de Serviço (Quality of Service - QoS) um problema chave.
A maioria dos esforços atuais no desenho de sistemas VoD são orientados à lógica da transmissão de dados no nível de aplicação, negligenciando, entretanto, a complexidade de controle acrescentada ao sistema devido a utilização das estratégias P2P/Multicast.
No presente trabalho, primeiramente, desenvolvemos modelos analíticos para analisar a complexidade de controle e a eficiência de sistemas de VoD, baseados em P2P e Multicast, durante as falhas de colaboradores.
Na segunda parte propomos um Esquema de Tolerância a Falhas (Fault Tolerance Scheme - FTS) para tratar desconexões repentinas de peers; o FTS usa a presença natural de redundância no sistema para organizar um pequeno grupo de peers que armazenam porções dos conteúdos, configurando uma cópia completa distribuída.
Os resultados obtidos mostram claramente as dependências entre complexidade de controle e eficiência no tratamento de falhas; eles apontam também a importância crescente do módulo de controle quando o sistema aumenta de tamanho e a interatividade P2P sobe (a carga de controle pode representar de 10% a 25% se comparada ao tráfego de dados do servidor). Entretanto, o FTS proposto pode melhorar a eficiência e é capaz de reduzir o impacto de controle no sistema em mais de 50%.

RODRIGO GODOI
Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP Guaratinguetá, em 2003. Participação no Programa de Doutorado em Informática: Arquitetura de Computadores e Processamento Paralelo da Universidade Autônoma de Barcelona entre 2005 e 2009.
UNIVERSIDADE AUTÔNOMA DE BARCELONA (UAB). Instituição espanhola com mais de 30.000 alunos e 5.000 funcionários. Atuação junto ao Departamento de Arquitetura de Computadores e Sistemas Operacionais.

Pesquisa: membro do Grupo de Sistemas Multimídia Distribuídos. Interesse em: Vídeo sob Demanda (VoD), conteúdos Multimídia, colaborações Pee-to-Peer (P2P), difusão Multicast, Internet, Tolerância a Falhas e Simulação.

Publicações de artigos em conferências na América do Norte, América do Sul, África e Europa.

• Master thesis (2007): ‘Análisis de la Gestión de Fallos en Sistemas de Vídeo bajo Demanda a gran escala’
• PhD thesis (2009): ‘P2P-VoD on Internet: Fault Tolerance and Control Architecture’

Ensino: Microprocessadores, Periféricos & Controladores e Estrutura de Computadores.



Procurar no Calendário

Powered by ExtCalendar 2

© 2017 PESC/COPPE - Programa de Engenharia de Sistemas e Computação

Cidade Universitária, Centro de Tecnologia, Bloco H, Sala 319
Caixa Postal: 68511 CEP: 21941-972 Fones: +55 21 3938-8672 / +55 21 3938-8673 Fax: +55 21 3938-8676
Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Horário de atendimento da Secretaria: 2a. a 6a. de 7:00 às 16:00 horas (exceto feriados escolares)