Universidade Federal do Rio de Janeiro COPPE

Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia

Instituto de Matemática

 
Visualizar Meses
Visualizar Meses
Visualizar Flat
Visualizar Flat
Visualizar Semanas
Visualizar Semanas
Visualizar Dias
Visualizar Dias
Categorias
Categorias
Procurar
Procurar

Evento: 'Palestra: Caracterização de Tráfego Utilizando Classificação de Fluxos de Comunicação'

Geral
Data: Tuesday, May 23, 2006 At 14:00
Duração: 2 Horas

Rede-Rio/FAPERJ tem o prazer de convidar para a palestra que será realizada no próximo dia 23 de maio, às 14:00 horas, na sala G-122 (Auditório) da Coppe, localizado no Bloco G do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ, Cidade Universitária (Ilha do Fundão).

Na ocasião desta palestra serão apresentados maiores detalhamentos sobre o Portal de Tráfego do Projeto IPTRAF (http://iptraf.ravel.ufrj.br), que se constitui numa importante fonte de consulta sobre caracterização do tráfego em Backbones IP. O IPTRAF é de especial interesse para a comunidade científica, em geral e gerentes de redes, em particular, no que diz respeito a um melhor conhecimento e caracterização dos fluxos passando por suas redes, oferecendo uma visão prática do uso das ferramentas para obtenção de
medidas diversas do tráfego em backbones IP, a partir de dados coletados na Rede-Rio <http://www.rederio.br/> de Computadores (a rede acadêmica e de pesquisa do Estado do Rio de Janeiro, financiada pela FAPERJ <http://www.faperj.br/>).

O IPTRAF é um projeto apoiado pela FAPERJ e executado pela Coordenação Técnica da Rede-Rio/FAPERJ, em conjunto com o Centro de Engenharia Operacional (CEO) da Rede-Rio/FAPERJ (localizado no CBPF) e o Laboratório de Redes de Alta Velocidade (Ravel), da Coppe/UFRJ.

========================

Palestrantes: Guilherme Silva Vilela e Luís Felipe Magalhães de Moraes

Resumo: A caracterização de tráfego é hoje um importante instrumento para o planejamento e gerenciamento das redes de computadores.
Entretanto, ainda não existe um consenso sobre métricas e metodologias a serem adotadas. O presente trabalho propõe uma nova metodologia para a classificação dos fluxos de comunicação em N classes. Importantes resultados foram obtidos através do estudo de caso feito na Rede Rio de Computadores, a rede acadêmica e de pesquisa do Estado do Rio de Janeiro. Foram identificadas as distribuições estatísticas dos diversos tipos de tráfego em função dos seus tamanhos, durações e taxas. Apesar de alguns trabalhos da literatura abordarem tais características, existem poucos estudos sobre como essas variáveis estão relacionadas. Neste trabalho é feito um estudo sobre a correlação de tais medidas, indicando os impactos e as possíveis causas do comportamento observado. É apresentada também uma análise sobre quais aplicações são responsáveis pela maior parte do tráfego da rede, assim como comparações dos resultados obtidos com aqueles decorrentes de outros trabalhos existentes na literatura.



Procurar no Calendário

Powered by ExtCalendar 2

© 2017 PESC/COPPE - Programa de Engenharia de Sistemas e Computação

Cidade Universitária, Centro de Tecnologia, Bloco H, Sala 319
Caixa Postal: 68511 CEP: 21941-972 Fones: +55 21 3938-8672 / +55 21 3938-8673 Fax: +55 21 3938-8676
Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Horário de atendimento da Secretaria: 2a. a 6a. de 7:00 às 16:00 horas (exceto feriados escolares)