Universidade Federal do Rio de Janeiro COPPE

Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia

Instituto de Matemática

 
Visualizar Meses
Visualizar Meses
Visualizar Flat
Visualizar Flat
Visualizar Semanas
Visualizar Semanas
Visualizar Dias
Visualizar Dias
Categorias
Categorias
Procurar
Procurar

Evento: 'Seminário: Marta Mattoso (UFRJ) '

Eventos PESC (Palestras, Seminários, etc.)
Palestras, Seminários, etc. do PESC/COPPE/UFRJ.
Data: Wednesday, August 05, 2015 At 11:00
Duração: 2 Horas

A próxima palestra do Ciclo de Seminários PESC será na primeira semana de agosto. Na ocasião teremos a presença da profa. Marta Mattoso, do PESC/COPPE, que irá falar sobre as contribuições científicas e tecnológicas de Michael Stonebraker, o mais recente ganhador do Prêmio Turing, um dos reconhecimentos acadêmicos mais importantes da Computação, entregue anualmente pela ACM.

Program-se, participe, e ajude na divulgação! Mais detalhes em http://www.cos.ufrj.br/seminarios/


Palestrante:
Marta Mattoso - Professor Titular, PESC/COPPE/UFRJ

Título:
Stonebraker: da teoria para a prática bem sucedida em sistemas de bancos de dados

Dia/horário/local:
Quarta, 5 de agosto, 11h, sala H-324B

Resumo:
Michael Stonebraker recebeu em junho deste ano o prêmio Turing da ACM. Esse prêmio é dado anualmente a um pesquisador de destaque na área da Ciência da Computação e é considerado o "Nobel" da área. Stonebraker recebe esse prêmio devido às suas inúmeras contribuições para a definição de conceitos e desenvolvimentos práticos na área de ponta em sistemas de bancos de dados.

Transformar conceitos teóricos em sistemas que acompanham a evolução de arquiteturas de computadores, incluindo o paralelismo, é um desafio. Sistemas de bancos de dados são ferramentas complexas e fundamentais para transformar dados em informação, permitindo sua manipulação e análise.

Ao longo dessas quatro décadas de carreira, para inovar, Stonebraker participou ativamente da ruptura com tecnologias estabelecidas e largamente adotadas pelo mercado de sistemas de bancos de dados, entrando em rota de colisão com a indústria inúmeras vezes. Um de seus sistemas pioneiros foi o Ingres, que disseminou a tecnologia do modelo de dados relacional, quando a indústria era dominada pelos modelos de dados hierárquicos e em redes. Já com o modelo relacional na indústria, enfrentou produtos de sistemas de bancos de dados relacionais ao abrir o código do sistema Postgres, largamente utilizado até hoje e que acabou por ser a base de inúmeros outros sistemas da indústria como Illustra, Informix, Netezza and Greenplum. Nos anos 2000, mostrou que os sistemas dos grandes fabricantes de sistemas de Bancos de Dados, líderes de mercado estavam obsoletos. Criou sistemas de bancos de dados voltados a aplicações analíticas e outros para muitas transações concorrentes, como Volt-DB e H-Store. Atualmente é um forte combatente de sistemas que abandonam os princípios clássicos de controle de concorrência em bancos de dados e questiona a substituição de sistemas paralelos de bancos de dados por soluções genéricas de paralelismo do ecossistema Hadoop. Um pesquisador que marca fortemente suas convicções nas inúmeras palestras que vem fazendo nos maiores congressos mundiais da área de bancos de dados.

Algumas de suas ideias, extraídas da entrevista em 2012 ao blog http://searchdatamanagement.techtarget.com

What do you think are some of the key trends shaping the world of data management in 2012?

Michael Stonebraker: The first one is one size no longer fits all, and that is going to give heartburn to the current [relational database] elephants. The second one is "big data" means three different things and you've got to remember which one you're talking about. The third one is that ACID [atomicity, consistency, isolation, durability] is a really good idea, so don't throw the baby out with the bathwater. The fourth thing is, Think memory. It's the new disk. The last thing is that -- in stages -- the cloud is really the answer to save money.

Alguns artigos:
- Michael Stonebraker, Daniel J. Abadi, David J. DeWitt, Samuel Madden, Erik Paulson, Andrew Pavlo, Alexander Rasin: MapReduce and parallel DBMSs: friends or foes? Commun. ACM 53(1): 64-71 (2010)
- Hadoop at a Crossroads? By Michael Stonebraker, 2014

Biografia resumida:
Marta Mattoso possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980), mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação na COPPE/UFRJ (1987) e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela na COPPE/UFRJ (1993). É Professora Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro e pesquisadora nível 1B do CNPq. Foi diretora de publicações da Sociedade Brasileira de Computação (2005-2007). Estabeleceu o workshop anual brasileiro voltado à E-Science em 2007. Atualmente, esse evento é organizado junto ao CSBC, com a sigla BRESci. Em 2016 será a General PC Chair do evento internacional Provenance Week, a ser realizado em Washington, DC, EUA. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Banco de Dados, atuando principalmente nos seguintes temas: paralelismo e distribuição em bancos de dados, workflows científicos e gerência de dados científicos em larga escala.


Procurar no Calendário

Powered by ExtCalendar 2

© 2017 PESC/COPPE - Programa de Engenharia de Sistemas e Computação

Cidade Universitária, Centro de Tecnologia, Bloco H, Sala 319
Caixa Postal: 68511 CEP: 21941-972 Fones: +55 21 3938-8672 / +55 21 3938-8673 Fax: +55 21 3938-8676
Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Horário de atendimento da Secretaria: 2a. a 6a. de 7:00 às 16:00 horas (exceto feriados escolares)