Universidade Federal do Rio de Janeiro COPPE

Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia

Instituto de Matemática

 
Visualizar Meses
Visualizar Meses
Visualizar Flat
Visualizar Flat
Visualizar Semanas
Visualizar Semanas
Visualizar Dias
Visualizar Dias
Categorias
Categorias
Procurar
Procurar

Evento: 'Seminário: Luis M. Schechter - A Vida e as Contribuições Científicas de Alan Turing'

Eventos PESC (Palestras, Seminários, etc.)
Palestras, Seminários, etc. do PESC/COPPE/UFRJ.
Data: Wednesday, March 18, 2015 At 10:30
Duração: 2 Horas
Contato - Info:
Email:

Estamos retomando o Ciclo de Seminários PESC para o ano de 2015. De forma geral, as palestras do ciclo ano passado contaram com um bom público e apresentaram um bom nível, contribuindo para difundir e consolidar conhecimento em nosso programa. Agradecemos aos que participaram e contribuíram para o sucesso do ciclo, e contamos com o apoio e presença de todos vocês neste ano.

Iremos iniciar o Ciclo semana que vem com uma palestra do prof. Luis Menasché Schechter do Dept. de Ciência da Computação da UFRJ que irá falar sobre a vida e a obra de Alan Turing. Luis vem se tornando uma referência neste assunto, que foi alavancado pelo Ano Turing (em 2012) e mais ainda pelo recente (e bom) filme biográfico, The Imitation Game. A vida e a obra de um dos pais fundadores da Computação estão unidas pela excentricidade e excepcionalidade de como se desenrolaram!

Dia: 18/03/2015 (quarta) às 10:30h
Sala: H-324B
---

Título:
A Vida e as Contribuições Científicas de Alan Turing

Resumo:
Em junho de 2012, completou-se o centenário de nascimento do matemático inglês Alan Turing (1912-1954). Este fato foi celebrado com diversos eventos ao redor do mundo, no que ficou conhecido como "Alan Turing Year".

Durante esta época, um documentário sobre Turing, intitulado "Codebreaker", foi produzido, exibido em alguns festivais e lançado diretamente em DVD. Mais recentemente, uma nova tentativa de contar a história de Turing para um público ainda mais amplo foi realizada. Trata-se do filme "O Jogo da Imitação", em cartaz nos cinemas ao redor do mundo (e em exibição no Brasil desde o fim de janeiro de 2015).

Aproveitando o lançamento deste filme, iremos, nesta palestra, fazer uma viagem através da vida de Turing e vamos discutir suas principais contribuições para a ciência.

Para grande parte da comunidade de Computação, sua contribuição mais famosa é a Máquina de Turing, desenvolvida quando ele tinha apenas 24 anos. Entretanto, ela está longe de ser a única. As contribuições científicas de Turing cobrem, muitas vezes de forma inter-disciplinar, campos diversos como lógica, matemática, física, química, biologia e diversas áreas da computação.

Bio resumida:
Luis Menasché Schechter é Professor Adjunto do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e trabalha na área de Criptografia de Chave Pública, estudando problemas matemáticos que proporcionam a segurança subjacente aos diversos métodos e também as questões relativas à complexidade computacional dos algoritmos envolvidos. Ele também possui grande interesse na pesquisa da História da Ciência da Computação e na sua divulgação para o público geral. Nos últimos anos, tem se dedicado ao estudo e divulgação da vida e das contribuições científicas do matemático inglês Alan Turing (1912-1954).


Procurar no Calendário

Powered by ExtCalendar 2

© 2017 PESC/COPPE - Programa de Engenharia de Sistemas e Computação

Cidade Universitária, Centro de Tecnologia, Bloco H, Sala 319
Caixa Postal: 68511 CEP: 21941-972 Fones: +55 21 3938-8672 / +55 21 3938-8673 Fax: +55 21 3938-8676
Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Horário de atendimento da Secretaria: 2a. a 6a. de 7:00 às 16:00 horas (exceto feriados escolares)