Universidade Federal do Rio de Janeiro COPPE

Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia

Instituto de Matemática

 
Visualizar Meses
Visualizar Meses
Visualizar Flat
Visualizar Flat
Visualizar Semanas
Visualizar Semanas
Visualizar Dias
Visualizar Dias
Categorias
Categorias
Procurar
Procurar

Evento: 'Seminário: Prof. Fabio Cozman (USP)'

Eventos PESC (Palestras, Seminários, etc.)
Palestras, Seminários, etc. do PESC/COPPE/UFRJ.
Data: Friday, May 30, 2014 At 10:00
Duração: 2 Horas
Contato - Info:
Email:

Dando continuidade ao Ciclo de Seminários PESC, esta semana teremos a presença do Prof. Fabio Cozman (USP), que irá falar sobre a inevitável vitória da IA em nossa sociedade, alavancada agora por problemas relacionados a big data e técnicas de machine learning. Para acomodar sua agenda, a palestra será nesta sexta às 10h. Se programem!

Título: A Inevitável Vitória da Inteligência Artificial

Palestrante: Fabio Cozman, Professor Titular, Universdade de São Paulo

Dia/horário: 30 de maio (sexta) às 10h, sala H-324B

Resumo:
Este seminário é baseado em uma mesa redonda ocorrida na Unicamp em 2013, sobre aplicações e futuro da inteligência artificial. Basicamente, por qualquer métrica que se possa tomar, o desenvolvimento de técnicas de inteligência artificial (não necessariamente similares a recursos da inteligência humana), é um enorme sucesso do ponto de vista tecnológico, econômico e social. Exemplos como a Google, ou a brasileira Buscapé, confirmam a importância de técnicas de tradução, interpretação, recomendação, classificação. Hoje assistimos à chegada de artefatos com capacidade de aprendizado e decisão que já reconhecemos como inteligentes. A vitória da tecnologia que nos apresenta auxiliares artificiais prestativos e, à sua maneira, inteligentes, é inevitável, e nenhum país pode considerar seu futuro sem uma discussão que inclua essa tecnologia. Obviamente, devemos nos interessar em compreender essa nova forma de inteligência que nos rodeia. E como chegamos a esse ponto? Dois fenômenos foram essenciais nos últimos 15 anos. Primeiro, o aumento de capacidade computacional e da tecnologia de sensores. Segundo, a crescente disponibilidade de grandes massas de dados, que permitem o ajuste fino de modelos complexos. Esse seminário procura analisar a evolução da IA nos últimos 15 anos, verificar o ponto em que estamos, e sugerir alguns pontos que merecem atenção tecnológica e social no futuro.

Bio:
Fabio G. Cozman é PhD pela Carnegie Mellon University (1997), Professor Titular da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), e presidente da Comissão Especial de Inteligência Artificial da SBC.


Procurar no Calendário

Powered by ExtCalendar 2

© 2017 PESC/COPPE - Programa de Engenharia de Sistemas e Computação

Cidade Universitária, Centro de Tecnologia, Bloco H, Sala 319
Caixa Postal: 68511 CEP: 21941-972 Fones: +55 21 3938-8672 / +55 21 3938-8673 Fax: +55 21 3938-8676
Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Horário de atendimento da Secretaria: 2a. a 6a. de 7:00 às 16:00 horas (exceto feriados escolares)