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Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia

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Informática e Sociedade Imprimir E-mail
A linha de Informática e Sociedade tem como objetivo formar pessoal com sólido conhecimento profissional, capacitado a:
  • Analisar, propor soluções e gerenciar o processo de definição e adoção de tecnologias de informação e comunicação (TICs) em ambientes de trabalho e aprendizagem;
  • Acompanhar e avaliar esses processos, agregando as dimensões econômicas e sociais;
  • Realizar trabalhos de pesquisa interdisciplinar, associados ao ensino, visando à construção de conhecimentos integrados técnica e sócio-politicamente.

Homepage mantida pela linha: em contrução.  

 

Principais Temas de Pesquisa

Estudos de Ciência e Tecnologia: uma abordagem sóciotécnica
O objetivo principal é o de reconhecer, tratar e entender os conhecimentos científicos e os artefatos tecnológicos como construções sóciotécnicas visando a:
  • "Desconstruir" a versão hegemônica e popularizada que apresenta as ciências e tecnologias como uma seqüência progressista de "descobertas" de um mundo "naturalizado";
  • Avançar a teoria e a prática dos Estudos de Ciência e Tecnologia (Science Studies) buscando a reconstrução de conhecimentos localizados, de preferência sobre temas especificamente brasileiros, mas inseridos na dinâmica internacionalizada das sociedades do conhecimento.
Análise do processo de adoção de novas tecnologias
São analisados os impactos da introdução de inovações tecnológicas e organizacionais nos setores primário, secundário e terciário. Em particular, estão sendo realizados estudos enfocando os seguintes tópicos:
  • Estratégias empresariais de introdução de novas tecnologias, identificando os modelos produtivos emergentes no contexto de globalização em curso e os impactos a organização do trabalho;
  • Relação entre tecnologias de informação e comunicação (redes, Internet, EDI) e a difusão da descentralização produtiva (terceirização, downsizing, subcontratação, reengenharia, data centers, teletrabalho, trabalho à distância) e a flexibilização do trabalho e das relações de trabalho;
  • Políticas de Recursos Humanos, Programas de Qualidade, Programas Participativos e Trabalho em Grupo;
  • Alterações nos perfis profissionais e emergência de novos conteúdos e habilidades;
  • Análise do processo de envolvimento dos trabalhadores nos projetos de modernização.
Relação entre formação, qualificação e inovação nas empresas
Os trabalhos desta área estão voltados para a análise da relação entre a estruturação dos sistemas nacionais de ensino superior e técnico e os processos de inovação nas empresas. São focalizados os seguintes aspectos:  
  • Estudo do sistema nacional de ensino superior e técnico, incluindo as universidades, os centros de formação técnica, os centros de pesquisa, os institutos técnicos, etc., procurando identificar como é construída a profissionalidade dos responsáveis pelos processos de inovação dentro das empresas;
  • Estudo dos curricula das carreiras analisando em que medidas eles contribuem para o estímulo da atividade criativa e empreendedora;
  • Análise da organização das atividades de inovação nas empresas, das formas de recrutamento dos profissionais e do aproveitamento de seus conhecimentos e de suas competências obtidos no ensino superior e técnico.
Informatização no setor agropecuário
O objetivo é analisar os problemas e as características do processo de informatização em setores relacionados à atividade agropecuária. Visando a exemplificar o potencial destes estudos, segue uma descrição sucinta dos trabalhos feitos nos últimos anos:
  • Algumas consequências da informatização do processo de decisão para a localização de armazéns de grãos em uma cooperativa no estado do Paraná;
  • Processo de informatização na pecuária do leite - inicio de um processo;
  • A Informática na modernização do sistema agroindustrial do café no estado de Minas Gerais;
  • Informatização do ensino agropecuário a distância no estado de Minas Gerais.

 

Professores

 
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